2016

Pesquisa Ipswitch aponta que equipes de TI lutam por mais segurança na transferência de arquivos

Muitos profissionais de TI entendem a importância da segurança na transferência de arquivos; no entanto, mais da metade ainda utiliza serviços inseguros de compartilhamento via nuvem

Com novas vulnerabilidades e ameaças surgindo todos os dias no universo digital, transferir dados corporativos com segurança tornou-se uma tarefa crítica para as equipes de Tecnologia da Informação, mundo afora. A Ipswitch – empresa norte-americana líder em soluções para transferência segura de dados e monitoramento de redes, servidores e aplicações – acaba de divulgar os resultados de uma pesquisa na qual analisou as soluções e as políticas de transferências de arquivos utilizadas em companhias europeias e norte-americanas com mais de 500 funcionários.

Realizado entre outubro e novembro de 2015 com 555 profissionais de TI, o estudo aponta que, embora muitos profissionais entendam a importância da segurança na transferência de arquivos e dados para as organizações, eles ainda não contam com as ferramentas necessárias para isso.

Entre outros dados, a Ipswitch apurou – veja os infográficos – que:

• Embora 76% dos entrevistados tenham afirmado que é muito importante conseguir compartilhar e transferir arquivos com segurança – interna e externamente –, 61% disseram que serviços inseguros de compartilhamento baseados em cloud, como o Dropbox e mesmo correio eletrônico tradicional, são utilizados em suas organizações.

• 32% dos profissionais de TI admitiram não haver política de segurança implementada na respectiva organização, mas 25% deles disseram que planejam integrar isso às operações. Um quarto dos entrevistados (25%) afirmou que as empresas em que atuam têm políticas para tecnologias de transferência de arquivos, mas não trabalham para que tais regras sejam cumpridas.

• 21% dos profissionais de TI disseram que devem ter experimentado alguma brecha de segurança ou perdido dados, mas não têm certeza. Mais de um terço dos entrevistados (38%) assumiram que seus processos para identificar e mitigar riscos na transferência de arquivos são ineficientes.

• Menos da metade dos profissionais ouvidos pela pesquisa (46%) afirmou já utilizar uma solução segura para a transferência gerenciada de arquivos (MFT, na sigla em inglês de Managed File Transfer).

“Os resultados da pesquisa indicam uma desconexão óbvia entre as lideranças de TI e das empresas, quando o assunto é segurança em transferência de arquivos", analisa Alessandro Porro, vice-presidente internacional de vendas da Ipswitch. E as equipes de TI, segundo o executivo, têm de colocar isso entre as prioridades de 2016 para garantir que as organizações tenham controle granular de acesso, políticas de governança automatizadas e proteção de dados em trânsito ou arquivados. “Ao implementar uma solução MFT e políticas rígidas, os profissionais podem garantir que os dados sensíveis aos negócios da empresa estão seguros e protegidos de ameaças.”

Metodologia da pesquisa

A Ipswitch promoveu entrevistas com 555 profissionais de TI que trabalham em empresas com mais de 500 funcionários, nos Estados Unidos e Europa. A companhia entrevistou profissionais de TI globalmente, em parceria com a Vanson Bourne, na Europa, entre os meses de outubro e novembro de 2015, para saber seus hábitos e objetivos relacionados a transferência de arquivos.

Sobre a Ipswitch
A Ipswitch ajuda a solucionar problemas complexos com soluções simples. O software da companhia tem a confiança de milhões de pessoas em todo o mundo para o monitoramento de redes, aplicações e servidores, bem como para a transferência de arquivos entre sistemas, parceiros de negócios e clientes. Fundada em 1991, a Ipswitch está sediada em Lexington (Massachusetts – EUA) e conta com escritórios nos Estados Unidos, Europa, América Latina e Ásia. Para mais informações, visite https://www.ipswitch.com/pt/.