2016

Grupo Perinatal otimiza investimentos e gestão de TI com outsourcing baseado em solução Ipswitch

Exporting Solutions, empresa responsável pelo outsourcing de gerenciamento de tecnologia no grupo, utiliza a solução WhatsUp Gold para garantir 99,8% de disponibilidade de sistemas e assegurar inovação contínua aos hospitais da instituição

Como parte de sua estratégia de crescimento, o Grupo Perinatal, maior rede de hospitais especializados em serviços de maternidade do Rio de Janeiro, há 20 anos terceiriza a gestão de sua área de Tecnologia da Informação (TI) com a Exporting Solutions, consultoria especializada na prestação de serviços de tecnologia para empresas da área de saúde.

Há cerca de 25 anos, a instituição era composta apenas por uma maternidade com 25 leitos e uma unidade de tratamento intensivo (UTI) neonatal com capacidade para atender a 20 recém-nascidos. De lá para cá, o grupo foi crescendo a taxas anuais expressivas, alcançando o ápice em 2009, quando abriu a maior de suas unidades até aqui. Atualmente, o grupo mantém duas maternidades e cinco UTIs neonatais, três delas dentro de outras instituições hospitalares que, juntas, somam quase 300 leitos, sendo 150 na UTI neonatal.

Com a abertura da última unidade, em 2009, o Grupo Perinatal praticamente quadruplicou a infraestrutura e o número de dispositivos conectados a sua rede. O crescimento exponencial e a complexidade de negócio resultante dessa expansão fizeram com que a EXPO precisasse reinventar o gerenciamento de TI no Grupo Perinatal.  “Os dispositivos que não passavam de 40, há 20 anos, hoje, giram em torno de 2.000, incluindo smartphones, tablets, desktops, impressoras, roteadores etc.”, calcula Marcos Chamma, coordenador de Infraestrutura da EXPO. “Além disso, atualmente, precisamos monitorar também os servidores e links de conexão da instituição, assegurando a máxima disponibilidade dos sistemas cruciais ao negócio do Grupo Perinatal.”

Marcelo Moraes, sócio da EXPO e diretor de TI do Grupo Perinatal, afirma que a expansão do parque e a maior complexidade da infraestrutura impossibilitaram o gerenciamento pelo que ele chama de "feeling". Assim, depois de analisar algumas soluções de mercado, a consultoria decidiu implementar o WhatsUp Gold, da Ipswitch. O software, que é líder em monitoramento unificado de infraestrutura e aplicações, permite a automatização do gerenciamento de todo o ambiente de TI, dando inteligência à administração do complexo ambiente.

Atualmente, a EXPO utiliza o WhatsUp Gold para gerenciar todos os mais de 2.000 dispositivos existentes na infraestrutura do Grupo Perinatal. “A solução garante maior produtividade e inteligência à área de TI”, afirma Moraes. Ele explica que hoje existe uma infinidade de indicadores de desempenho de TI e diz que monitorar todas informações é praticamente impossível, pois consome tempo demais, impedindo que os gestores dediquem tempo a questões mais estratégicas. “O WhatsUp Gold faz a gestão por exceção. Ou seja, a ferramenta identifica aquilo que não está dentro das metas pré-definidas”, explica o executivo. “Dessa forma, a equipe de TI só precisa agir quando algo está fora do padrão e não precisa gastar tempo analisando aquilo que funciona dentro do padrão estabelecido.”

Além de assegurar excelente desempenho de sistemas e dispositivos, isso permite que os administradores de TI consigam dedicar tempo a questões estratégicas do negócio, ajudando a direcionar melhor os investimentos e, assim, garantindo a inovação contínua nas empresas.

Flexibilidade

Outro fator determinante para a escolha do WhatsUps Gold foi a sua flexibilidade. “A solução é flexível o suficiente para ser integrada a outros softwares, inclusive àqueles desenvolvidos por terceiros”, explica Ricardo Martins, gerente comercial da EXPO. “A Ipswitch nos oferece acesso ao banco de dados do WhatsUp Gold, o que permite o desenvolvimento de soluções complementares para atender a demandas específicas de nossos clientes”, afirma.

No caso do Grupo Perinatal, graças a essa flexibilidade, a EXPO conseguiu desenvolver uma solução para gerenciar as impressoras e as respectivas utilizações. “Todas as impressoras estão cadastradas no WhatsUp Gold para o gerenciamento e contagem de impressões. E esses dados são comparados às informações entregues pelo fornecedor de outsourcing de impressão”, detalha Chamma. "Conseguimos trazer uma camada intermediária para que o cliente tenha controle de todos os serviços utilizados, sem depender dos dados do fornecedor."

Disponibilidade e inovação contínua

Hoje, com o WhatsUp Gold, a EXPO consegue garantir nada menos que 99,8% de disponibilidade dos sistemas do Grupo Perinatal. Além disso, os gestores de TI têm mais tempo para dedicar ao planejamento, o que reflete em bom desempenho em termos de custos na gestão do parque do cliente. “Sabemos exatamente como aconselhar e direcionar os investimentos no Grupo Perinatal, gerindo melhor os recursos financeiros e o planejamento futuro para garantir a contínua inovação na instituição", afirma Moraes.

As equipes de TI, atualmente, são responsáveis por gerenciar ambientes cada vez mais complexos e assegurar 100% de disponibilidade. As soluções de gerenciamento da Ipswitch ajudam esses profissionais a garantir controle e segurança de infraestrutura, aplicativos e transações corporativas. Os softwares da Ipswitch são poderosos, flexíveis e fáceis de testar, comprar e usar. As soluções da companhia ajudam as equipes a se destacarem ao entregar desempenho 24x7 em ambientes de rede, cloud ou virtuais.

Com mais de 100 milhões de usuários em 168 países, as soluções Ipswitch estão por trás de mais de 150.000 redes corporativas. Fundada em 1991, a companhia está sediada em Lexington (Massachusetts – EUA) e conta com escritórios nos Estados Unidos, Europa, Ásia e América Latina.